Escolhidas (2)

Funec-Casu oferece atendimento com neuropediatra aos sábados, em Caratinga

07 de Setembro de 2017 deixe um comentário

A neuropediatria ou neurologia infantil é a especialidade médica que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças através de exames clínicos minuciosos e análise de aquisições motoras, cognitivas e de linguagem permitindo diagnosticar e tratar doenças.

Nem sempre os primeiros sintomas são percebidos pelos pais, e sim pelos pediatras. Qualquer sintoma que leve a criança a não se desenvolver bem, tanto na parte motora como psicossocial, deve ser avaliada e tratada pelo neuropediatra. Muitos problemas devem ser trazidos ao neuropediatra, tais como dificuldade escolar, dores de cabeça, alterações no tamanho e forma da cabeça, dificuldade ou atraso para falar ou caminhar, gagueira, crise convulsiva e outros.

No entanto, como explica Dr. Luigi Neves dos Santos Reis, Médico Neuropediatra contratado pelo Centro de Reabilitação Funec Casu, os pacientes com muitos outros sintomas ou patologias precisam passar por avaliação com neuropediatra. “Um exemplo maior é a encefalopatia crônica não progressiva, conhecida popularmente como paralisia cerebral, transtorno do espectro autista (TEA), transtorno desafiador opositivo (TOD), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), epilepsia em geral são, basicamente, as principais doenças”, explica.

Atendimento com especialista é facilitado

Ao detectar um problema de regressão na fala do filho aos 3 anos e 6 meses, a monitora na Educação Infantil, Fabiane Ribeiro, mãe de paciente e, começou a buscar atendimento especializado com diversos profissionais e se deparou com outra dificuldade: em Caratinga não existe atendimento especializado neuropediatra. “a partir daí minha luta não parou mais. Eu corri atrás de fonoaudiólogo, psicólogo, psiquiatra infantil, de neurologista. Na nossa região nós temos um pouquinho mais de dificuldade porque em Caratinga não temos neuropediatria e, por isso, a gente recorria aos neurologistas de adultos com experiência em crianças”, nos conta.

Fabiano Genelhu, Coordenador do Centro de Reabilitação Funec Casu comemora a chegada deste atendimento especializado em Caratiga.  “Os nossos pacientes do Centro de Reabilitação, principalmente as crianças, têm um ganho muito importante. Hoje não precisam mais ir para fora para ter um tratamento especializado com neuropediatra. A partir do dia 5 de agosto, aos sábados, teremos um profissional especializado para estar fechando estes diagnósticos dos pacientes”, explica.

Conforme afirma o neuropediatra, “todas as crianças atendidas no Centro de Reabilitação, sem exceção, serão avaliadas por ele para verificar a necessidade de fazer a terapia para a qual foi encaminhada ou se há a necessidade fazer complementação com outra terapia.

Os pacientes que necessitam de acompanhamento com neuropediatra terão mais facilidade para iniciar e dar continuidade ao tratamento, pois não será necessário o deslocamento para outras cidades em busca de atendimento especializado.

Vaneusa Maria Gomes, Enfermeira, partilha que o início do atendimento desta especialidade “vai contemplar todo Centro de Reabilitação, todas as crianças, trazendo um ganho muito grande não só para nós e para as crianças, mas para a cidade em si, que até agora (Agosto/2017) não tinha este especialista, demandando sair para outras cidades próximas para iniciar o tratamento. Então, nós estamos muito satisfeitos em poder estar oferecendo esta especialidade: um neuropediatra para estar atendendo as nossas crianças de forma gratuita”.

O início do atendimento do neuropediatra no Centro de Reabilitação trará muitos benefícios para os pacientes, seus familiares e também para os profissionais que já realizam os atendimentos. Dr. Luigi é enfático ao aconselhar que “qualquer suspeita no atraso do desenvolvimento da criança, não se deve esperar, já encaminha para o especialista ou para reabilitação com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional”.


© CASU 2017, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS